Home Page
top  
 

O que é a anorexia nervosa?

Pessoas com anorexia nervosa se obrigam a passar fome. E, mesmo pesando muito pouco (15% abaixo do normal), não conseguem ver que estão perigosamente desnutridas.

A anorexia nervosa começa quando uma garota adolescente, em geral tranqüila e obediente, decide que está muito gorda, mesmo que na verdade não esteja. Ela, então, faz dieta, perde peso e se sente melhor consigo mesma. E quer continuar se sentindo bem, mas ao invés de usar um plano de alimentação saudável, como faz a maioria das pessoas, se nega a ingerir quantidades normais de comida. Pode, por exemplo, comer a salada, mas deixar todo o resto de um jantar bem balanceado.

Não há falta de apetite. Na verdade, está sempre com fome e pensa o tempo todo em comida, peso e forma do corpo. Se comer aquilo que considera demais, pode se livrar da comida estimulando o vômito, fazendo lavagem intestinal ou abusando de laxativos, diuréticos ou outras drogas que esvaziem seu estômago.

Pode, também, fazer exercícios físicos em excesso. Ou, até, fazer tudo isso que descrevemos. O que a pessoa não reconhece ou não acredita é que está se colocando num estado de inanição.

Quando a inanição afeta o raciocínio, há a perda do controle dos hábitos alimentares, tornando o indivíduo gravemente desnutrido e criando outros problemas adicionais.

A pessoa anoréxica pode desenvolver várias manias com a comida como, por exemplo, não comer na frente de outras pessoas ou só comer se os alimentos estiverem cortados de uma determinada maneira.

E, o que é pior, sua imagem corporal fica cada vez mais distorcida. Embora esteja mais magra, a pessoa continua sentindo-se gorda.

Onde encontrar ajuda?

Rio de Janeiro

Setor de transtornos alimentares e obesidade
Serviço de Psiquiatria – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro
Tels.: (21) 9367-2369; (21) 2221-4896; (21) 2533-0118
Rua Santa Luzia, 206
Centro

GOTA  - Grupo de Obesidade e Transtornos e Alimentares
Tel: 2221-7577
Rua Moncorvo Filho, 90
Centro 

São Paulo

Instituto de Psiquiatria – Hospital das Clínicas (USP)
Tel: (11) 3069-6975
Rua Ovídio Pires de Campos  S/N
São Paulo - SP

Programa de Orientação e Assuistência aos Pacientes com Transtornos Alimentares (PROATA)
Tel: (11) 55764472
Rua dos Ottonis 887 – Vila Mariana
São Paulo – SP

Porto Alegre

Ambulatório dos Transtornos de Comportamento Alimentar da Fundação Mário Martins
Tel e Fax : (51) 333 3266
Rua Dona Laura, 221 e 233
Porto Alegre - RS

Ana_Lyse
TOPO

 
borda   borda