Home Page
top  
 

Você sabe o que é diabetes mellitus tipo 1 ?

Diabetes tipo 1 pode ocorrer na faixa etária de 0-35 anos de idade, aproximadamente. Antigamente, era chamado de diabetes infanto-juvenil ou insulino-dependente, já que acomete crianças e pessoas mais jovens e provoca dependência de insulina.

A influência hereditária bem como a  presença de determinados tipos de genes como, por exemplo, os chamados HLA Dr3 e Dr4, são importantes na ocorrência deste tipo de diabets. Outros fatores como os  ambientais podem ser provocados por situações de  estresse como, por exemplo, a perda de um familiar, a separação dos pais, e mudança de casa ou colégio, podem estar “abrindo” a chamada janela imunológica do indivíduo.

Para que se desenvolva o diabetes do tipo 1, ocorre uma verdadeira “guerra” do sistema de defesa ou imunológico  do organismo contra o próprio pâncreas e, em especial, contra as células beta. Ele  forma anticorpos contra as células beta. Eles promovem uma espécie de processo inflamatório, levando a uma perda progressiva, porém rápida, da capacidade de produção de insulina.

O pâncreas é um órgão que se localiza atrás do estômago e que contém as chamadas células beta, responsáveis pela secreção de insulina.

Este mesmo processo também pode ser disparado por alguns tipos de  vírus, como o do Coxsackie  e o da caxumba, que agridiriam por engano  às células beta causando sua destruição.

A insulina é o hormônio responsável por diminuir  os níveis de glicose no sangue.  Para que isto ocorra, a insulina se liga a receptores especiais na membrana da célula – como uma chave a uma fechadura – fazendo, então, com que a glicose sanguínea entre nas células, alimentando o nosso organismo.

Quando sobra glicose na circulação sanguínea, mas falta nas células, ocorre aumento da fome ou polifagia. Ao mesmo tempo, quando a glicose ultrapassa valores de 180mg/dl no sangue, começa a ser eliminada pela urina e o indivíduo apresenta o que se chama de poliúria ou urinar muito, acompanhada de polidipsia ou muita sede.

Pode ocorrer também cansaço fácil, dores nas pernas, coceiras no corpo e visão turva.

Atenção, pois estes são os principais sintomas do diabetes.

Neste caso, o ideal é procurar  orientação médica.

joaozinho_aninha
TOPO

 
borda   borda