Home Page
top  
 

Tio JuliãoTio Julião é um personagem criado em 1994 com as características típicas do Diabético Tipo 2. Está na faixa etária de 40 anos e é um motorista de ônibus. Esta foi a proposta da criação do personagem: comunicação fácil e divertida sobre diabetes, sem maiores complicações!

Tudo começou com as Histórias em quadrinhos do Tio Julião e Cia., no episódio "É Greve", partes I e II. O enredo era sobre a "Resistência à Ação da lnsulina".

Mas, afinal, o que é "Resistência Insulínica" ou "Síndrome X"?

Nos quadrinhos ela é explicada como a "greve" dos frentistas dos postos de combustível que impedem os motoristas de abastecerem seus automóveis. Sem energia, não há como mantê-los em funcionamento.

quadrinho

Isto representa a dificuldade que a insulina tem de se ligar aos seus receptores, localizados na membrana das células. Esta ligação é fundamental para que a glicose (energia que vem dos alimentos) entre nas células que compõem o organismo.

A insulina que tem dificuldade de se ligar aos receptores acaba ficando em excesso na circulação sanguínea, causando o que chamamos de hiperinsulinemia. Isto é comum nos diabéticos Tipo 2 ou nos pacientes que apresentam, o que chamamos de, intolerância à glicose com excesso de peso e com gordura centrípeta. Isto é, localizada sobretudo no abdômen (em forma de maçã).

Tio_juliao_Florentina
TOPO

 
borda   borda